Páginas

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Pizza sem Glúten


Para não abrir mão de comer pizza, segue uma receita de pizza sem glúten que fica muito gostosa! Porque viver sem glúten a gente consegue, mas sem pizza, NÃO!!
Testada, devorada e aprovada.

Ingredientes:

1/2 xícara de farinha de arroz

1/2 xícara de fécula de batata ou amido de milho

1/2 copo de goma hidratada de tapioca ou polvilho doce

1 colher de chá de goma xantana

1/2 colher de chá de sal

1/2 colher de sopa de fermento biológico seco

1/2 colher de chá de açúcar demerara

1/2 copo de água morna

1 colher de sopa de azeite de oliva

1 ovo

Modo de fazer:

Dissolva o fermento e o açúcar na água morna – a temperatura ideal é quando você coloca o dedo e está confortável, espere o fermento reagir (cerca de 15 minutos).

Em uma tigela misture a farinha de arroz, a fécula de batata, goma de tapioca e a goma xantana e reserve. Faça um buraco no meio da mistura dos secos e adicione a mistura do fermento e o ovo levemente batido e misture até obter uma massa lisa. Coloque o óleo e o sal por último e misture bem. A massa fica bem grudenta, não tem como manipular com a mão.

Deixe a massa descansando em ambiente quentinho até dobrar de volume (eu deixo a minha perto do forno e abafo com um pano). Abra a massa em formato de pizza, na forma antiaderente com um espátula mesmo ou com a mão. Fiz em forma retangular(vide foto). Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus por 10 a 15 minutos. Tire do forno, coloque o recheio de sua preferência e leve novamente para assar por mais uns 15 minutos a 200 graus C.

Rendimento: 1 pizza média.


OBS: As farinhas e goma xantana você encontra facilmente em lojas de produtos naturais e até em alguns supermercados. 
Pela internet tem tudinho na "Meu Grão", onde a gente sempre encontra tudo que precisa para cozinhar de forma saudável. Para quem busca praticidade, eles também vendem a misturinha pronta de pizza sem glúten, sem lactose, sem soja e sem açúcar(essa da foto abaixo).
 Basta seguir as instruções da caixinha. Muito fácil. Já provamos e é uma gostosura! Olha a foto da nossa!

O QUE É GOMA XANTANA?

Goma Xantana é um polissacarídeo obtido naturalmente pela fermentação da bactéria Xanthomonas campestris que sintetiza a goma para evitar sua desidratação. É um aditivo bastante utilizado na indústria farmacêutica e alimentícia como estabilizante, espessante, ligante e emulsificante.

Nas receitas SEM GLÚTEN, 90% tem entre os ingredientes a Goma Xantana no papel do espessante para dar liga às massas. Ela reduz o esfarelar das massas sem glúten, melhorando a consistência, pois atua como agente ligante.

A goma xantana substitui o glúten em farinhas, massas e produtos panificados sem este conjunto de proteínas e deve ser misturada com os ingredientes secos.

Atualmente, encontra-se facilmente à venda, em pó. Vende-se na forma de pó e pode ser usada com diversos fins: espessante, estabilizante, emulsionante, agente de suspensão, encorpante para saladas, molhos, produtos instantâneos, sobremesas, confeitaria, produtos lácteos, sumos de fruta e pastelaria.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...