Páginas

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Gastón Acúrio recebe o Global Gastronomy Award 2013

O top chef peruano Gastón Acúrio recebeu em Março deste ano, em Estocolmo, na Suécia, o prestigiado prêmio Global Gastronomy pelo mérito de ter desenvolvido uma rica gastronomia local e com visão de futuro, conhecida como a comida "novoandina", onde o chef obtém matérias-primas tradicionais e novas das profundezas do Pacífico, dos Andes e selvas da Amazônia.

“El Perú tiene una de las más ricas biodiversidades del mundo. Crecen allí más de cuatro mil variedades de papa, poseen más de dos mil especies de peces y maíz explotando y ajíes en cientos de colores y variedades de sabor."(O Peru tem uma das mais ricas biodiversidades do mundo. Crescem lá mais de quatro mil variedades de batatas, possuem mais de duas mil espécies de peixes e milhos e pimentões em centenas de cores e variedades de sabor), diz Acúrio. Afirma também que a cozinha peruana é a paixão nacional do Peru, assim como o futebol é para o Brasil e o tango para a Argentina.
Acúrio comanda uma escola, a Escuela Culinaria Pachacútec, para os jovens peruanos pobres que “de este modo consiguen una oportunidad en el futuro”.
Além de top chef engajado socialmente, Acúrio é um empresário de larga visão. Possui restaurantes em todo mundo, sendo o mais conhecido o famoso "Astrid y Gastón", presente no Peru, Chile, Colombia, Equador, Venezuela, Panamá, Espanha, México, Argentina e Gran Bretanha.

Outros restaurantes do chef:
O Bistrô Tanta, que está no Peru, Chile, Bolivia, estanha e USA.
La Cebicheria La Mar, atualmente em Lima, Santiago, San Francisco, New York, Cidade do México, São Paulo, Panamá e Bogotá, serve os melhores cebiches do mundo, com os segredinhos essenciais de Acúrio.
O Panchita, de parrilla, chamado de anticucheria(por causa dos famosos anticuchos, tradicionais na cozinha do Peru), tem excelente comida criolla!
Los Bachiche: fusão italo-peruana.
Papacho's: Hamburgueria super cool em Lima.
O Chifa Madam Tusan, em Lima (Perú) e Santiago (Chile).
Melate Chocolate: Chocolatería dirigida por Astrid Gutsche, sua esposa.
Também o Chicha, um restaurante regional que encontra sua fonte de inspiração na cozinha de ingredientes locais, presente atualmente em Arequipa e Cuzco.
A lista de restaurantes de Acúrio para conhecer é grande, mas vale muito a pena cada uma, garanto. E tem mais, ele planeja expandir muito mais nos próximos dois anos, há planos para 35 restaurantes ao redor do mundo.

Entre os Chefs anteriormente premiados pelo White Guide estão Ferran Adrià, David Chang, and René Redzepi...Um prêmio para poucos!

Gastón Acúrio é sem dúvida um orgulho para nós latino-americanos.
Sou mega fã! ;) Congrats, grande chef!



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...