Páginas

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Bretzel ou Pretzel

Esses pães trançados em forma de braços rezando, além de deliciosos, simbolizam o amor eterno, a divina trindade e trazem sorte, prosperidade e plenitude espiritual, sabiam? É pra preparar com carinho e comer com muito gosto!
Esses fiz com minha filhota. Ela precisava para levar para uma aula de alemão onde falariam sobre comidas típicas da Alemanha e degustariam o que foi levado.
Foi uma festa e ficaram deliciosos!
A receita é bem simples, confiram abaixo. ;)

INGREDIENTES:
- 2 ½ xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 xícara (chá) de água morna
- 2 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente
- 1 colher (sopa) rasa de açúcar
- ½ colher (chá) de sal
- 1 envelope de fermento biológico seco (10g) ou 1 tablete fermento fresco (15g)
Para besuntar os pretzels - azeite de oliva ou óleo de soja.

Para polvilhar - Sal grosso. Outras opções são: Queijo parmesão ralado, ervas páprica, gergelim.

MODO DE PREPARO:

Em uma tigela misture a água morna com o fermento até dissolvê-lo, junte a manteiga, o açúcar, o sal e a farinha. Misture até ficar uma massa homogênea, cubra e deixe descansar por 15 minutos.

Sobre uma superfície lisa polvilhada com farinha de trigo, coloque a massa e divida em 20 pedaços se quiser fazer bretzels maiores. Faça rolos de 80 cm de comprimento e modele-os no formato de pretzel. OBS: Dá para fazer até 40 brtezels pequenos com essa massa.
Coloque-os numa assadeira untada com manteiga e polvilhada com farinha de trigo, deixe descansar por 30 minutos.
Leve ao forno quente (250ºC), asse por  8 minutos ou até dourarem ligeiramente.
Retire do forno, passe, com um pincel culinário, fina e rapidamente o óleo e polvilhe a cobertura desejada. Vai secar na hora e vc já pode servir. Quentinho é ainda mais gostoso!

Rende: 20 a 40 porções, dependendo do tamanho.

Origem do Bretzel ou pretzel

A palavra pretzel entrou no idioma inglês diretamente do alemão brezel. Sua origem antiga remonta ao latim brachitellum, diminutivo de um termo Bracchium que significa "com braços". Diz uma lenda medieval que um monge inventou o pretzel e lhe deu a forma de braços entrelaçados em posição de quem reza. (fonte: revista Veja/abril)
Outras fontes dizem derivar o nome de Bracellus (um termo medieval para a pulseira), ou Bracchiola (bracinhos).
No século 16, a tradição alemã de comer pretzels durante sexta-feira santa é introduzida. Diz-se que a forma do pretzel é como estar rezando. Dentro da Igreja Católica, pretzels são consideradas como tendo significado religioso, sendo feitos com uma receita simples, usando apenas farinha e água pode ser consumido durante a Quaresma, quando os cristãos europeus foram proibidos de comer ovos, banha, ou produtos lácteos, como leite e manteiga. Com o tempo, A Páscoa e a Quaresma tornaram-se características da Páscoa. Pretzels eram escondidos na manhã de Páscoa, assim como os ovos são escondidos hoje um são particularmente associados com a Quaresma, jejum e orações antes da Páscoa. Os três buracos formados no pretzel representam a Trindade cristã de "Pai, Filho e Espírito Santo", e pretzels são pensados ​​para trazer sorte, prosperidade e plenitude espiritual.

A frase de casamento "amarrar o nó" teve o seu início quando um pretzel foi usado para "amarrar o nó" entre duas famílias proeminentes. Assim, laços do Pretzel passaram a simbolizar também amor eterno.
Hoje, Pretzels são comuns no sul da Alemanha (Suábia, Baden e Baviera), e na Suíça, onde muitas vezes são cortados na horizontal, com manteiga, e vendidos como Butterbrezel. Na Baviera, eles comem pretzels no café da manhã com Weisswurst. Na Hungria são chamados de Perec.
O Pretzel alemão é duro e estaladiço, e quase sempre passado no sal. Já a adaptação americana é ligeiramente crocante por fora e macia por dentro.
 
E termino esse delicioso post com uma fofura de "piadinha" que achei sobre bretzel:



 

Um comentário:

Tertúlia da Susy disse...

Adoro este pão, a primeira vez que comi foi em Munique há cerca de 20 anos atrás, quando era uma miuda.
Kiss, Susana
Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
http://tertuliadasusy.blogspot.pt/p/passatempos.html

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...