Páginas

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Sopaipillas Chilenas

Uma massinha frita irresistível, a base de abóbora, tradicional no Chile, que pode ser degustada com doce ou salgado. Você vai se apaixonar!


Ingredientes:
3 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de abóbora cozida
3 colheres de manteiga derretida
2 colheres de fermento em pó
sal a gosto
noz-moscada a gosto(opcional)
1/2 litro de óleo para fritar

Modo de Preparo:
Com a abóbora cozida, se faz um purê meio mole. Em um bowl, colocar a farinha e fazer um buraco no centro pra receber a abóbora, a manteiga, o fermento e o sal. Misturar bem todos os ingredientes fazendo uma massa suave. Abrir a massa deixando-a com 1/2 cm aproximadamente. Cortar com um molde redondo do tamanho desejado ou com um copo. Fritar até que fiquem douradinhas e colocar sobre papel absorvente para ficarem bem sequinhas.

Dicas da Janita: são deliciosas para servir com Chilli, com molho tártaro, com patezinhos, etc. 
Ficam gostosas também quando passadas no açúcar com canela, como fazemos com bolinhos de chuva.

Sopaipillas ou Sopaipas - o que são?

Uma "massa frita" feita com abobora, tipica do Chile, normalmente degustada com molho pebre, semelhante ao nosso vinagrete.
Bastante consumida também na Argentina, Bolívia, Peru, México, Uruguai e no Texas.
Come-se tambem doce, ja que tem gosto neutro, chama-se então Sopaipilla pasada, embebida num molho doce a base de mel/melaço, canela e casca de laranja chamado salsa Chancaca.
Sopaipilla vem do diminutivo sopaipa, uma palavra de origem moçárabe, "xopaipa", que significa pão frito ou embebido em óleo.
Quase como o nosso famoso bolinho de chuva, mas com abobora na massa, ficando com uma textura e gosto muito especiais. ;)


"Póngale más pino, póngale color”, se diz no Chile para buscar emoção e melhorar o que se faz, uma expressão da cozinha refletida na vida cotidiana.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...