Páginas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

ASPARGOS FRESCOS - saiba como prepará-los

Aspargo
Muita gente deixa de comprar e consumir aspargos frescos porque não conhece ou não sabe como prepará-los. Pois bem, garanto a vocês que vale super a pena e não tem mistério. O aspargo é muito saboroso, super pouco calórico(100 gramas de aspargo cozido fornecem 18 calorias. Em conserva: 16 calorias), versátil e fica lindo no prato! Sou fã de aspargos frescos!
Além de tudo, é um alimento muito nutritivo e contém vitaminas do Complexo B (ácido fólico), Betacaroteno (provitamina A), além dos minerais Cálcio, Ferro e Fósforo. Também é excelente fonte de glutationa, um antioxidante com forte atividade anticancerígena.

O aspargo é uma flor da família dos lírios. O seu cultivo já abrange todos os continentes, o que permite comermos esta iguaria durante o ano todo.

Os aspargos frescos são geralmente cozidos no vapor ou fervidos em água, porém seu sabor é tão delicado que é melhor que sejam cozidos para menos do que para mais. Use-os por si só ou servidos como parte de uma salada, preservados para dias de inverno, em sopas, refogados ou fritos rapidamente, em quiches e guisados. 
Os franceses costumam comê-los quentes com manteiga, enquanto os italianos comem-nos frios com vinagrete.

À moda francesa, com manteiga...  

À moda italiana, com vinagrete...

Como cozinhar aspargos frescos:

1. Amarre o maço de aspargos com barbante culinário. Coloque-os em uma vasilha funda e estreita com água fervente salgada – 1 colher de sopa de sal para cada litro de água –, cobrindo até ¾ dos aspargos e deixando as pontas de fora.

2. Cozinhe durante 5 a 9 minutos, no máximo, dependendo da grossura dos aspargos. O vapor da água quente vai cozinhar as pontas no ponto certo. Se você colocar as pontas dentro da água, elas vão cozinhar antes da parte central e desmanchar.

3. Retire os aspargos e corte as pontas mais grossas e duras, mais ou menos de 5 a 6 cm do pé para o meio. Experimente a dureza de cada aspargo com uma faca bem afiada ou com as mãos: onde cortar ou quebrar com facilidade está a divisão entre o macio e o duro. Faça pressão para cortar as partes duras até chegar à parte macia e descarte-as, pois são muito duras e fibrosas.
Os talos que você corta dos aspargos podem ser aproveitados em sopas.

Dicas:Se você for servir aspargos como entrada, compre um quilo para 4 porções.
A água do cozimento do aspargo pode ser aproveitada para fazer molho, sopas ou suflês.
Os talos que você corta dos aspargos também podem ser aproveitados em sopas, molhos, cremes ou suflês.

COMO COMPRAR

Os aspargos devem estar com caules firmes e sua cor deve ser verde e brilhante.
Os aspargos de talos finos são mais saborosos.


COMO ARMAZENAR
Os aspargos frescos ficam na geladeira em vasilhas plásticas por cerca de 3 ou 4 dias, e devem estar bem embalados para que nada quebre suas pontas, que são muito macias.
Depois desse tempo, o melhor é cozinhar e comê-los logo. Só congele em último caso pois, apesar de manter suas propriedades, fica muito mole, muda a textura, só servindo mesmo para cremes ou sopas.

7 comentários:

elisete prette disse...

adorei a dica fiz a francesa e aproveitei o caldo pra fazer a sopa cm os pedaços das sobras porque tive que corta-los pra caber na panela com as pontas pra cima.depois vou fazer tbm a italiana.adorei seu blog..bjos

elisete prette disse...

adorei a dica fiz a francesa,e aproveitei o caldo pra fazer a sopa.mas depois vou fazer tbm a italiana.bjos

Anônimo disse...

Obrigada pelas dicas, acho que vou optar por cozê-los ao vapor salpicados com
sal marinho e tempero de vinagrete.

VMRIGON IMÓVEIS disse...

Muito boas suas dicas é a primeira vez que preparo aspargos e estav receosa por não saber e vc matou todas as minhas dúvidas parabéns pelo blog

Paola disse...

Obrigada!Fiz à francesa, ficou uma delícia :D
Precisei improvisar com uma panela sobre a outra, mas deu tudo certo!

Paola disse...

Fiz à francesa. Precisei improvisar com uma panela sobre a outra e deu certo: uma de;lícia! Obrigada pelas dicas :D

Nathan Rodriguez disse...

Tem razão, é um prato que não é muito conhecido, não é citado com muita frequência...

Abraços !
Dicas e Truques Nanoverso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...