Páginas

quarta-feira, 15 de junho de 2011

SACHERTORTE

Ingredientes torta:6 ovos (gemas separadas das claras)
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 barra (cerca de 500 gramas) de chocolate meio amargo
12 colheres de sopa de açúcar
12 colheres de sopa de farinha de trigo peneirada
1 pitada de sal
1 colher de sobremesa de baunilha
1 colher de sobremesa de fermento
Cobertura de chocolate a gosto (vide receita abaixo)
Geleia de damasco a gosto 
Ingredientes cobertura:
500 gramas de creme de leite sem soro
300 gramas de chocolate meio amargo
100 gramas de cacau em pó
Modo de Preparo da torta:
Aquecer o forno a 200 graus (médio). Picar o chocolate, e derretê-lo em banho-maria. Bater, com batedeira, a manteiga (à temperatura ambiente) com metade do açúcar, o chocolate derretido, as gemas, o sal e a baunilha até formar um creme leve. Em outra tigela, bater as claras em neve; aos poucos, misturar o açucar para fazer uma espécie de suspiro. Misturar, cuidadosamente, com uma colher de pau, as claras à  mistura de açúcar e chocolate. Por último, adicionar a farinha de trigo peneirada e o fermento.
Assar a 200°C em fôrma untada e enfarinhada por cerca de 20 minutos. Cortar o bolo ao meio (com a ajuda de um fio de linha) para recheá-lo com geléia de damasco.
Modo de Preparo da cobertura:
Aqueça o creme, coloque o chocolate picado e mexa coma ajuda de um batedor até o chocolate derreter. Adicione o cacau e deixe em fogo médio até engrossar, mexendo sempre até o creme fica homogêneo.
Montagem: dispor a torta recheada no prato, regar calda de chocolate derretida, e servir com uma xícara de sorvete de baunilha. 
OBS: Na Áustria, costuma ser servida com chantilly pouco doce.
Receita do Roux Bistrô -  Al. MInistro Rocha Azevedo, 1101, Jardins, 3062-3452 SP-SP.
Sobre a famosa SACHERTORTE
Bastante apreciada desde 1832, quando o mestre doceiro Franz Sacher desenvolveu a receita na Áustria, a torta é recheada com geléia de damasco e tem uma massa especial de chocolate, a típica massa Sacher. Conta a história que a receita foi criada para um banquete oferecido em 1832 pelo príncipe Klemens Wenzel Lothar Metternich, artífice da Santa Aliança, organização multinacional instalada para impedir qualquer revolta nacionalista e liberal na Europa. O príncipe gostava tentar novos pratos e ordenou que o chef para criar um bolo de novo. As ordens foram enviadas para a cozinha que estava um pandemônio no instante. O chef estava doente e a equipe de cozinheiros na cozinha não tinha nenhuma idéia do que preparar. Franz Sacher, que era aprendiz de cozinheiro há um ano- tinha 16 de idade, arregaçou as mangas e criou este famoso bolo de chocolate com os ingredientes que estavam disponíveis. A Sacher Torte  e outras receitas o fizeram próspero, e ele operou vários cafés e restaurantes.
O bolo consiste de duas camadas de massa de chocolate, não excessivamente doce, com uma pequena camada de compota de damasco no meio e uma cobertura de chocolate negro. É tradicionalmente servida com chantilly (Schlagsahne, na Alemanha; Schlagobers, na Áustria), sendo considerada pela maior parte dos vieneses como sendo demasiado "seca" para ser consumida simples.
A marca registada "Original Sachertorte" foi registada pelo Hotel Sacher, construído em 1876, pelo filho de Franz Sacher. A receita é um segredo bem guardado. Até 1965, o Hotel Sacher envolveu-se num litígio nos tribunais com a pastelaria Demel, que também produzira um bolo chamado "Original Sachertorte". Circularam inúmeras anedotas a explicar como conseguira a Demel a receita. O bolo desta última é hoje conhecido por "Demels Sachertorte". A diferença deste para o original é que a camada de compota de damasco é colocada diretamente sob a cobertura de chocolate e não no meio.

Em Viena, a torta é conhecida pelo hotel que leva o mesmo nome. No Hotel Sacher de Viena são produzidas cerca de 270 000 unidades todos os anos!
O Hotel fica em frente à Ópera de Viena. Decorado com mobiliário elegante, antiguidades valiosas e uma famosa coleção de pinturas, que se vende esta especialidade, a Sacher Torte.
Quem viaja para Viena, é lugar obrigatório para se visitar e claro, comer uma fatia deste clássico e famoso bolo.
Se quiser saber mais, ver vídeos e fotos, acesse: http://www.sacher.com/de-original-sacher-torte.htm
Curiosidades sobre a Sachertorte
  • Na série televisiva infantil Vila Sésamo, o conde refere-se à sua condessa como "minha pequenina Sachertorte", antes de entoar a sua canção.
  • na Itália, a Sachertorte é muito conhecida também porque Nani Moretti, no seu filme Bianca (1984), lhe faz referência. O próprio Moretti chamou Sacher Film a sua casa de produção de cinema fundada em 1987.

Um comentário:

Ivani disse...

Linda!!!
Ficou maravilhosa, e deve ser deliciosa também!!!
Bjks

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...