Páginas

quarta-feira, 29 de junho de 2011

kibbeh bil-sanieh



No oriente e em outras culturas é habitual é natural servir de entrada 1 prato suave, 2 prato mais consistente e finalmente o 3 que representa o prato forte e básico.No mundo árabe, no entanto menciona-se unicamente o prato básico apesar de ser servido com uma infinidade de outros. Assim se perguntar o que um árabe comeu, a resposta refere-se ao prato principal ignorando-se completamente os demais.
Por que a gastronomia árabe escasseia pratos a base de peixe? 
Há variações um é  religiosa. 15% dos muçulmanos são de credo xiitas e acatam reservas com animais da fauna marinha por se alimentarem de restos dos demais como os porcos. Por causar certas confusões grande parte de muçulmanos e sunitas ( ortodoxos) optam por não comer peixe embora não seja proibido.

Kibbeh ou Kibe (em árabe كبة ['kibbeh] ou ['kubbah]) é um prato típico do Oriente-Médio.O nome deriva de kubbeh que em árabe significa bola. É um prato muito popular e considerado o prato nacional no Líbano, Síria e Iraque. Também comum no norte da África, na Turquia, na península arábica e em parte do Cáucaso, como na Armênia. Imigrantes dessas regiões difundiram a receita para outras partes do mundo - em especial para o Brasil, onde se pode comer quibe em padarias, lanchonetes, restaurantes e bares.
O termo é conhecido em outros idiomas pelas seguintes denominações:
em armênio: kufteh
em espanhol: (América Latina): kipe or quipe
em inglês: kibbe ou kibbeh
em turco: içli köfte

É quase sempre uma preparação de carne e trigo bulghur (às vezes arroz), com pinoles, especiarias, ervas e manteiga, que assume diferentes formas e texturas. Há um quibe almôndega de forma cilíndrica, o quibe em formato triangular o"bil-sanieh" (que vimos aqui) e até kibe cru ou "kibe nayeh".O kibbe nayye, típico do Líbano, Síria e Iraque, composto de carne e mistura de tabule, não tem massa e pode ser servido cru, chamado acompanhado do licor de arak. No Líbano, o quibe cru servido num dia, é cozido para ser servido no dia seguinte.
O seu preparo mais comum consiste em uma massa de carne moída e trigo tabule, recheada originalmente com carne de carneiro e ervas. O formato, o tamanho e os ingredientes variam muito nos diferentes tipos de quibes. No Iraque existe um tipo de quibe onde a massa é feita de arroz, chamado de Kubbat Halab. Também no Iraque, outro tipo de quibe é feito com a massa de carne e trigo, no formato arredondado e chato, chamado de Kubbat Mosul. Num tipo assírio/iraquiano, o quibe é misturado e depois cozido com tomates e temperos.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...