Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Batatas Assadas ao Alecrim

Um acompanhamento daqueles que são "coringas", vão bem com tudo. Saudável, delicioso, com bela apresentação e perfumado! Faço sempre e todos adoram! Aprendi com uma querida amiga, a Jacque.
Na foto estão as batatas servidas com SAUERBRATEN, um cozido de carne da cozinha alemã que é maravilhoso!

Ingredientes:
12 batatas inglesas pequenas
Sal(uso sal grosso moído na hora)
Alecrim desidratado
Alecrim fresco em ramos, para enfeitar
Azeite de oliva extra-virgem
Modo de Preparo:
Lave bem as batatas e deixe com casca. Faça finos cortes horizontais em cada batatinha, sem cortar até o final da batata, como mostra a foto baixo:
Depois de fazer isto com todas as batatinhas, disponha-as em um refratário, 

Polvilhe sal, alecrim à vontade e regue com bastante azeite de oliva.
Leve ao forno médio e deixe até que estejam macias, assadas e douradinhas. Sirva a seguir com raminhos de alecrim para enfeitar.

Dica especial da Janita: Quando estou com pressa, coloco, antes de temperá-las, por 12 minutos no microondas. Assim elas já cozinham previamente e ficam menos tempo no forno convencional. Esse processo não altera em nada o resultado final. Fica a dica! ;)

Rendimento: 4 porções.

Nota: Você pode variar essa receita utilizando bacon, queijo parmesão ralado e outras ervas. Fica muito bom também servir as batatas acompanhadas de um creme de iogurte, nata e ervas ou com o molho grego Tzatziki.

O maravilhoso Alecrim
alecrim (Rosmarinus officinalis) é um arbusto comum na região do Mediterrâneo que, devido ao seu aroma característico, os romanos designavam-no como rosmarinus, que em latim significa orvalho do mar. 
Utilizada com fins culinários, medicinais e até religiosos, a sua essência também é utilizada em perfumaria, como por exemplo, na produção da água-de-colônia.
A sua flor é muita apreciada pelas abelhas produzindo assim um mel de extrema qualidade. Há quem plante alecrim perto de apiários, para influenciar o sabor do mel.
Especialmente na Culinária, fresco ou seco, é apreciado na preparação de aves, caça, carne de porco, salsichas, lingüiças, e batatas assadas. Na Itália é utilizado em assados de carneiro, cabrito e vitela. Em churrascos, recomenda-se espalhar um bom punhado sobre as brasas do carvão aceso, perfumando a carne e difundindo um agradável odor no ambiente. Pode ser utilizado ainda em sopas e molhos.Misture alecrim nas manteigas e patês. O efeito é ótimo.
Deve ser adicionado inteiro ou picado no final do cozimento, para evitar a evaporação de seus óleos aromáticos.
Excelente também para aromatizar azeites.

Curiosidades sobre o Alecrim
Há lendas que dizem que o alecrim só cresce nos jardins de pessoas boas.
É dito que se um arbusto de alecrim cresce vigorosamente no jardim, a mulher é a "cabeça" da casa.
- Entre os gregos e romanos, era considerado a erva do amor, da fidelidade e da amizade. Era utilizada trançada em coroas nos dias de casamento e de luto.
Como seu odor é estimulante, os estudantes gregos usavam ramos nos cabelos para alertar a memória durante os exames.
Para os egípcios o alecrim foi a erva da recordação: encontramos seus ramos nas tumbas das primeiras dinastias.
Na Idade Média, era utilizado na cozinha para perfumar as saladas e molhos, para afastar os insetos dos armários e das bibliotecas.
- No Antigo Continente, tem-se por crença colocar galhos de alecrim debaixo de travesseiros para afugentar maus espíritos.
Diz a lenda que esse arbusto é originado do orvalho que vem do mar e que sua flor, que era branca, transformou-se em azul quando Nossa Senhora, durante sua fuga para o Egito, repousou a seu lado. É considerada, por isso, planta calmante, boa para cardíacos e para impedir maus sonhos maus. Dizem, ainda, que seu pé nunca deve ultrapassar o tamanho de Cristo.
E o Alecrim também nos remete à infância....Quem não lembra da música do "Alecrim Dourado"? 
Ouçam essa linda versão deixem que o Alecrim tome conta de seus corações! ;)
"Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
e não foi semeado.

Alecrim, alecrim dourado
Que nasceu no campo
E não foi semeado.

Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim.

Foi meu amor
Quem me disse assim
Que a flor do campo
É o alecrim".

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...