Páginas

quinta-feira, 10 de março de 2011

Rigatoni alla Toranese



Ingredientes:
  • 400g a 500 g de rigatoni.
  • 100g a 150 g de toucinho de porco fresco cortado em cubinhos ( pancetta ou guanciale ).
  • 1 cebola grossa fatiada bem fina.
  • 1/2 cálice de azeite (1/2 bicchiere d'olio d'oliva).
  • 3 colheres(sopa) de queijo "pecorino" ralado (pecorino grattuggiato).
  • Sal a gosto.

Modo de Preparo:
Leve ao fogo uma panela com bastante água salgada. Quando começar a ferver coloque os "rigatonis", mexa bem até cozinhar . Coloque o toucinho em uma frigideira com cebola e deixe dourar a fogo bem baixo. Quando os "rigatonis" estiverem no ponto certo de cozimento, coe bem, e tempere com o toucinho e o queijo ralado. Também é possível temperar com pimenta vermelha picante em pó (pepe rosso picante in polvero).
Harmonização: Para acompanhar as refeições, o vinho local, de Torano, é o Valle del Crati IGT (Indicazione Geografica Tipica), produzido na região, que integra comunes do vale do rio Crati.

Origem do Rigatoni alla Toranese e um pouco sobre Torano Castello

Um prato camponês típico de Torano, Itália, reconhecido mundialmente como integrante da chamada culinária calabresa. Também denominado Maccheroni alla Toranase ou, no dialeto local, Maccarruni ara Turanisi.
Torano Castello é uma comuna italiana da região da Calábria, província de Cosenza, com cerca de 5.000 habitantes.
É uma pequena cidade provavelmente originária de um assentamento enótrio, ampliado pelos Bruzos. Nos arredores da cidade há uma necrópole da Idade do Bronze. Há diversos achados arquológicos na cidade que indicam sua ocupação já nos séculos IX a VII a.C. Também existem objetos que indicam presença grega, tal e qual outras cidades da antiga Magna Grecia (assentamentos gregos no sul da Itália).
Presume-se que a cidade é a antiga Dampetia, Dampezia ou Dapezia, citada por Tito Lívio, e que mantinha contato com Roma. Durante as Guerras Púnicas, manteve posição ambígua, ora em relação a Roma, ora em relação a Anibal, atitude comum nas povoações da região. Constituiu parte da chamada Calabria Citeriore, ou Calábria Latina. A cidade também disputa com Marano Principato, Mendicino e Castrolibero a possibilidade de ser a antiga e mítica Pandosia.
As primeiras notícias da denominação "Torano" (Tauranum) remontam de um documento em língua grega, da primeira metade do século XII. A partir de 1200 tornou-se um feudo da família Tarsia. Pertenceu em 1445 ao Príncipe de Bisignano, que alienou o feudo em 1559 a família Contestabile. Em 1665 foi vendida em favor dos Lupinacci di Casole, que transferiram o feudo em 1668 a Fabio Caputo de Paterno.
Fonte: Wikipédia e outros.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...