Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Bobotie


Ingredientes:


1 kg de carne moída (patinho)
1 fatia grossa de pão
1 xícara (chá) de leite
1 cebola grande (picada em fatias bem finas)
12 amêndoas (descascadas e picadas)
2 colheres (sopa) de óleo de oliva
1 colher (sopa) de curry
1 colher (chá) de curcuma (tipo de colorau amarelo)
75g de uvas passas sem sementes
10 damascos desidratados
4 colheres (sopa) de suco de limão
6 folhas de louro
Sal
Pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

1. Coloque os pães cortados em pedaços numa tigela e cubra com 1/2 xícara de leite. Mantenha de molho por alguns minutos. Depois, amasse os pães com um garfo.
2. Numa panela ou frigideira funda, esquente o óleo e frite a cebola por cinco minutos. Quando a cebola estiver dourada, junte os outros ingredientes (exceto os ovos e o leite) pressionando sobre as folhas de louro.
3. Bata os ovos e o leite, acrescente sal e pimenta e jogue o molho sobre a mistura de carne.
4. Aqueça o forno à temperatura média e asse por cerca de 45 minutos ou até que os ovos e o leite se incorporem à massa e a carne esteja cozida. Sirva ainda quente, com arroz amarelo ou branco, coco ralado (desidratado) e nozes picadas.



Origem do Bobotie:



Bobotie (pronunciado / bəboʊti /) é um prato Sul Africano. 
É um prato antigo: ele certamente foi conhecido no Cabo da Boa Esperança, desde o século 17, quando foi feita com uma mistura de carne de carneiro e porco. Hoje é muito mais provável que seja feito com carne de bovino ou cordeiro, e até carne de porco, embora esta empresta ao prato umidade extra. Algumas receitas exigem também as cebolas cortadas para serem adicionadas à mistura. Tradicionalmente, bobotie incorpora também frutas secas.
Muitas vezes, é guarnecida com nozes, chutney e bananas.
Embora não seja particularmente picante, o prato incorpora uma variedade de sabores que pode aumentar a complexidade. Por exemplo, as frutas secas (geralmente damascos e passas) contrasta o curry aroma que vai muito bem. A textura do prato também é complexa, com a mistura de ovos e leite, o pão embebido no leite, que acrescenta umidade ao prato.

O vinho ideal: um tinto leve. 
Que tal experimentar um sul africano? Hoje os mais prezados vinhos sul africanos são os tintos elaborados com as uvas de Bordeaux (Cabernet Sauvignon, a mais difundida, que ocupa 13% do vinhedo) e Merlot (7% do total). Em termos de qualidade, a Syrah (ali chamada normalmente de Shiraz, 9,6% da área total) é a que mais vem despertando a atenção ultimamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Peço aos que participarem do blog, que complementem com o que souberem, como autores de fotos e receitas(muitas vezes desconhecidos ou não mencionados e que não recebem os devidos créditos) que enviem suas receitas, dicas, textos, poesias e curiosidades relacionadas, pois só aí terei atingido o objetivo de compartilhar, trocar, interagir e aprender mais!
Um grande abraço diretamente da Cozinha da Janita.